segunda-feira, 14 de março de 2011

O milagre do sorriso!


Sexta-feira, 6h30min uma voz carinhosa ecoa no quarto: - Mara está na hora! Vagarosamente abro meus olhos e tento reconhecer o ambiente. Aos poucos reconheço a casa de mamãe e a realidade me vem nua e crua: hora de levantar. Um bom banho e o desjejum me esperam. Exatamente as 7h30min entro no possante e dou a partida. O relógio me diz que tenho 30 minutos para chegar à universidade, seis quilômetros aproximadamente. Desço a rua despreocupada, pois, tenho tempo de sobra até as 8h. Ingênuo engano! Chego à rua principal e comprovo a minha ingenuidade. Um enorme congestionamento, um caos! E ali se vão 40 minutos: chego atrasada ao grupo de pesquisa! Passo a manhã estudando, embora cansada, aproveito cada minuto dessa minha nova fase. Por conta do mestrado, vou a Blumenau toda semana. Estudo e mato as saudades da família. Debaixo de chuva pego a estrada em direção a Joinville. Espero chegar à terrinha até as 13h. Ingênuo engano! Com as chuvas das últimas horas barreiras, desvios fazem parte da caminhada! E toda a programação se vai com a chuva. E assim segue o dia programando e desprogramando! No último compromisso da noite chego ao meu limite. Uma ducha quentinha tira o cansaço do dia e sigo para a universidade. Meu corpo reclama e minha mente trabalha. Será que com toda essa chuva os estudantes virão a universidade? Deixo meu possante no estacionamento e sigo caminhando, subo as escadas em direção a sala de aula e ao chegar no corredor que me levará a sala de aula encontro com duas estudantes que me saúdam com aquele sorriso aconchegante. Um bálsamo para minhas feridas. Aquele sorriso me renovou e me deu a chance de curtir o último compromisso da noite: uma aula sobre COMUNICAÇÃO! O sorriso me fez tão bem que resolvi parar para escrever sobre ele. Na volta para casa sorri ao recordar-me daquela cena. Talvez a estudante nunca saiba o real significado daquele sorriso para mim! Só sei que se eu já sorria a toa... agora quero sorrir e ser o canal de cura de muitas mazelas pela vida afora!

6 comentários:

  1. ameii...
    sora como anda seu possante?? kkk;;
    bjus

    ResponderExcluir
  2. parabéns sora
    quanto ao meu blog, voltarei a postar. Tenho novas lições e poemas.
    a e pra te consolar, a sora do sul é mais baixa que você.haha
    beijo

    ResponderExcluir
  3. parabéns.....
    um sorriso faz muita diferença ,quando sorrimos nossa alma fica mais leve ,por isso por mais triste que possamos estar por dentro de um sorriso..... bjs prof.

    ResponderExcluir
  4. gostei muito, possuí uma intimidade muito grande com as palavras, parabéns .

    ResponderExcluir
  5. Olá Egon Paulo!
    Sua opinião é muito importante! Sinta-se a vontade para opinar sempre que quiser!

    ResponderExcluir
  6. Olá!! Saudade de comentar aqui ^^,
    POisé, faz parte da vida a desprogramação; qual seria o real sentido da vida se tivéssemos o controle de tudo aquilo que faremos? a vida reserva surpresas para nós e uma delas é exatamente não saber o que vai acontecer.
    Quanto ao sorriso, não faz apenas com que os outros se sintam acolhidos e aconchegados à situação, mas faz com que a pessoa que oferece esse sorriso sinta sua vida mais leve e tira toda aquela pressão que realmente existe e preocupa a todos.
    Bjos... ótimo blog maestra

    ResponderExcluir