domingo, 10 de julho de 2011

Minha amiga Borboleta!

Há algum tempo venho observando uma linda borboleta que insiste em passear pelo meu jardim. Ela tem corpo delgado, asas coloridas e chama atenção por onde passa. Nunca está sozinha e isso me impressiona (como consegue?). Uma linda borboletinha sempre a acompanha. E juntas deixam o jardim mais feliz. Por causa da sua beleza e independência, resolvi saber um pouco mais sobre essa espécie que alegra o ambiente com suas cores e sua dança.


As borboletas constituem um importante grupo da família dos insetos e pertencem à ordem dos Lepidópteros, termo que significa literalmente “asas em escamas”. As escamas são coloridas e sobrepostas, formando desenhos intricados de rara beleza. As cores podem ser fortes, suaves, metálicas ou iridescentes, formadas por diferentes pigmentos e micro-texturas que, devido aos efeitos de refração e difração da luz incidente, conferem nuances das mais variadas tonalidades nas asas desse lindo animal.
Como os insetos, têm o esqueleto por fora do corpo, chamado exoesqueleto, que não apenas forma a estrutura de suporte, mas também revestem todo o corpo do animal, impedindo a perda de água, protegendo-as da desidratação total e das pressões ambientais.
Além de ser um animal notável, pela beleza e elegância, as borboletas diurnas são muito importantes como bioindicadores. São fáceis de serem monitoradas nas suas diferentes e bem definidas fases vitais. As borboletas são por demais sensíveis às mudanças negativas em qualquer dos fatores ambientais dos quais dependam. Uma brusca mudança ambiental afeta quase que de imediato esses animais e o desenvolvimento regular de toda uma população de borboletas, ao longo dos anos, indica que o meio ambiente está funcionando regularmente nesse período.  
No ciclo de vida, ss borboletas processam uma metamorfose completa em quatro fases bem definidas e bastante distintas como ovos, larvas, crisálidas e adultas.http://www.ideariumperpetuo.com/borboletas.htm

NUNCA tente pegar uma borboleta com as mãos, pois suas asas por demais delicadas perdem as escamas que saem como se fossem um finíssimo pó ou podem se romper facilmente condenando-a a não mais voar. 

Realmente, seres incomparáveis! 
Sou feliz por ter por perto minha amiga borboleta. Eu a admiro, pois é forte embora delicada, contagia pela beleza de suas asas e pela disposição que possui para ser feliz. Cuida do seu jardim para que sua borboletinha não perceba quando tentam destruí-lo. E ainda tem tempo para tantos outros. Em seu casulo se fortaleceu para os dias de liberdade. Percebeu suas qualidades e seu potencial e aprendeu a se defender dos que tentam tocar suas delicadas asas. 
As borboletas povoam os versos dos poetas e a imaginação das pessoas. Inspiram o sentimento mais nobre do ser humano, a liberdade. Tal como retrata no poema Meus oito anos o poeta Casimiro de Abreu.
Como afirmam os poetas, as borboletas são muito delicadas, encantadoras e coloridas. Quando voam por entre as flores parecem brincar... São por demais delicadas, gentis e sua metamorfose é um mistério!
Há algum tempo venho observando uma linda borboleta que insiste em passear pelo meu jardim. Ela tem corpo delgado, asas coloridas e chama atenção por onde passa. Nunca está sozinha e isso me impressiona, como consegue?

4 comentários:

  1. :O.. poxa uma bela aula de Biologia.. hahahha;;
    Cuida vai que o pessoal do SENAI ve teu blog e olha vão te contrata pra dar aula de Bio. kkkk...
    adorei a postagem mesmo..
    besitos..

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Sombrerito!Você é um espetáculo!rsrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei....Foi regando as minhas belas flores, uma em especial, que tive coragem e forças para enfrentar o que o mundo me trouxe. Agradeço a Deus por ter colocado no meu jardim esta bela flor....temos muito ainda para fazer!!!!

    ResponderExcluir
  4. Pois é borboleta! A amizade é assim...rsrsr
    Sou feliz por tê-la por perto!

    ResponderExcluir