Entrei, olhei, procurei por eles! Virei para encontrá-los e também não estavam. Pensei:- Maldita cachaça! Outra vez fui trocada por ela! Foi só o tempo de pensar e eles apareceram seguidos da mascote. Entraram, sentaram e logo que explicada a atividade se puseram a trabalhar. O objetivo da noite: Observação... em míseros 10 minutos!
E eles conseguiram! Observaram a tudo e a todos! Riram, conversaram, filmaram a vida e os colegas. Foram traquinas, riram a toa!
Pé por pé retornaram ao lugar de onde haviam saído. E juntos começaram a contar histórias, ônibus lotado, Tigres de Bengala, paquera, climão, meio branca, lâmpada queimada, uma loucura! Tudo com responsabilidade, mas, muito descontraído.
A aula seguiu com o registro da experiência. E aí, aconteceu, mirei a pequena sorridente e fiz o pedido! E o danado do pedido provocou suspiros, gargalhadas e vermelhidões! Ficou vermelha! Vermelha por conta do pedido que fiz:
- Leia, mas leia com T grandão!
A turma caiu na gargalhada. Perguntei-me com curiosidade: _ Será que falei alguma besteira? Qual o problema do T grandão? Percebi que o problema era o tesão.
Diante dessa situação recorro ao “senhor de todas as coisas”, o dicionário. Segundo o dicionário da Língua Portuguesa, tesão, que vem do latim tensio, -onis,é um substantivo masculino que significa força, intensidade, ímpeto. Esse mesmo dicionário diz que em uma linguagem considerada grosseira ou rude (baixo calão), tesão significa desejo sexual masculino e feminino.
Graças a Deus, trabalho com gente evoluída e esses entenderam o real significado da palavra. Ninguém se chateou com a brincadeira! E todos realizaram o que tinha sido planejado para aquela aula!
Contudo, tenho certeza que em sala de aula pedir uma leitura com força, intensidade e ímpeto não causa o mesmo efeito que pedir com tesão. Como a Língua Portuguesa é rica de significados façamos uso das ambiguidades para alcançarmos nossas verdades.
A turma caiu na gargalhada. Perguntei-me com curiosidade: _ Será que falei alguma besteira? Qual o problema do T grandão? Percebi que o problema era o tesão.
Fala sério! O problema é o tesão?
ResponderExcluirsahshahshas..
ResponderExcluirViu tem que cuidar com o que tu fala.. shahshas..
Ainda te pego por causa desse negocio de tesão.. hsahshas..
Fica falando e depois não explica pra quem não sabe.. shashahsash..