terça-feira, 14 de setembro de 2010

Silêncio,medos...DESCOBERTAS!!!!!!!!

Esta semana preferi ficar em silêncio... Momentos para reflexão. Em um desses momentos lembrei – me da história de Carol, uma estudante que passou pela minha vida, em uma das escolas em que lecionei. Carol era uma menina tímida, cabelos na altura dos ombros, olhos negros e muito expressivos. Através deles deixava claro sua opinião, seu estado de espírito. De início parecia um pouco antipática, mas com o tempo vencia sua timidez e dizia a que tinha vindo. Sempre muito detalhista em seus projetos sofria quando não saía como planejado.

Apesar de toda a sua timidez era muito sonhadora. Queria ser grande, viajar, estudar, ter êxito na vida profissional, conhecer pessoas...

Um dia voltando da escola algo estranho aconteceu. De repente, começou a sentir-se sufocada. O ônibus estava cheio de estudantes e o ar parecia faltar-lhe. Olhava de um lado para o outro e quanto mais tentava controlar-se mais medo parecia ter. Em determinado momento a angústia foi tão grande que desceu do ônibus e ali ficou sem mover-se por um longo período.

Esse episódio não tirou Carol da sua rotina. A seu modo resolveu seu dilema. E segundo Carol, seus dias de estudante seguiram normalmente. Porém, os dias de Carol não seguiram normalmente, pois ela, inconscientemente, preocupou-se com detalhes que antes não precisava preocupar-se. Depois daquele dia fatídico não entrou mais em ônibus lotado, também passou a prestar atenção nas saídas de emergência, procurou ficar longe de lugares com grande movimentação de pessoas.

Na escola, as pessoas não notaram muita diferença em Carol. Mesmo vivendo a veracidade de seus medos tinha dificuldades de falar sobre o assunto. E dentro dessa realidade construiu mecanismos para desviar a atenção para outros pontos fortes de sua personalidade.

Certo dia, em uma de minhas aulas a chamei para apresentação de sua pesquisa. Como sempre, Carol estava muito bem preparada. Mas, ao chegar diante dos seus colegas as palavras começaram a sumir de sua mente. Com muito custo e com a minha ajuda cumprir com seu dever de estudante. Enfim, o intervalo... Não via a hora de ficar sozinha, tinha vontade de sumir, a vergonha era tanta que precisava ficar sozinha.

Aqueles minutos passaram tão rapidamente que quando olhou seu relógio lhe restavam apenas cinco minutos. Carol não suportou a idéia de ter que voltar para a sala de aula. Depois de duas ou três tentativas a vontade de sair correndo falou mais alto. E o problema de Carol que parecia ter sido resolvido estava diante dela outra vez!

Anos e anos se passaram e ao encontrar Carol não me contive e perguntei sobre o problema do qual fora testemunha, anos atrás. Ela sem hesitar me respondeu: _Lido bem com ele, professora! Hoje me conheço melhor e consigo lidar bem com ele.

E a conversa prosseguiu por outros caminhos. Não quis retomar o assunto.
Acredito entender bem a sua angústia, os seus medos. Sigo aprendendo a lidar com eles...

7 comentários:

  1. Legal o fato, queria poder comentar a altura. Lidar com problemas realmente é uma coisa difícil. E enfrentá-los com coragem é raro.
    Parabéns pelo blog ssora ^^,

    ResponderExcluir
  2. Seus comentários são sempre muito interessantes, Barth!

    ResponderExcluir
  3. oiee..
    muito bom soraa..
    é viu eu vejo seu blog todos os dias..
    ok..
    besos..

    ResponderExcluir
  4. ve se olha o meu ultimo post..
    la no meu blog é sobre um instrumento musical que entra bem em espanhol..
    rsrsrsrsr..
    é um instrumento que eu sei tocar mais a sora naum sabia que eu toco..
    ve se comenta ai eu sei que a sora entro ok..
    besos

    ResponderExcluir
  5. eu pensei que tinha te falado tambem a sora nunca pergunto qual era todos os instrumentos que eu toco naum é so violão, tem teclado, baixo, guitarra, bandoneon, gaita de boca, e acho que é so..
    rsrsrrs..
    vai amanha na escola?

    ResponderExcluir
  6. ahahahahhah..
    ta brincando comigo né??
    ta falando serio??
    por favor fala que ta de brincadeira..
    rsrsrsrs..
    respira pense de novo..
    eiii tem msn???

    ResponderExcluir
  7. é realmente o medo é uma coisa complicada de se falar e também de se entender...
    Acho que todos temos pelo menos algum medo , para mim os seus medos podem parecer absurdos , mas para você são terríveis...
    O importante é ter amigos que compartilhem os seus medos com a gente e que nos façam controlar os nossos...
    beeijos Mara ♥

    ResponderExcluir