domingo, 22 de agosto de 2010

BOAS IDÉIAS

O ser humano é dotado de consciência, do poder de escolha, da inteligência de posicionar-se diante das questões, de colocar-se como ser pensante. Diante dessas proposições também se coloca uma muito importante: a socialização dessas idéias. Como seres pensantes... Muitas e fabulosas idéias. É fato que idéias são só idéias quando não são socializadas. Acredita-se que na socialização muitas idéias são reorganizadas, melhoradas, transformadas em ações.

Mas o que abastece essas idéias? De onde elas surgem? Como nascem?Acredito que elas aparecem pela observação...Pela leitura de mundo...A interpretação da realidade!

É notório que as grandes idéias mudam a vida das pessoas.

Em 1880, após quase um século de pesquisas, finalmente a lâmpada incandescente de longa duração era comercializada. A primeira descoberta do gênero havia sido registrada em 1802. Ao todo, 22 cientistas ajudaram no aperfeiçoamento da engenhoca, mas foi o inventor americano Thomas Alva Edison que chegou mais perto da lâmpada de hoje. Responsável por 1093 inventos – como, por exemplo, o rádio sem fio e o gramofone, Edison aperfeiçoou os modelos de lâmpadas que já haviam sido estudados e compôs um aparelho com filamento fino de carvão a alto vácuo, que durava mais e tinha melhor qualidade. Após receber a patente, sua empresa, a Edison Electric Light Company, passou a vender as lâmpadas nos Estados Unidos.


O brasileiro Santos Dumont foi o primeiro aeronauta que demonstrou a viabilidade do vôo do mais pesado do que o ar. O seu vôo no "14-Bis" em Paris, em 23 de Outubro de 1906, na presença de inúmeras testemunhas, constituiu um marco na história da aviação, embora a primazia do vôo em avião seja disputada por vários países. Entre os aeronautas pioneiros, podemos citar: Gabriel Voisin, Louis Blériot, Wilbur e Orville Wright, Trajan Vuia e Henry Farman.

É fato também que as boas idéias facilitam a nossa vida.

A idéia de secar o cabelo por meio de uma corrente de ar surgiu logo após os primeiros anúncios do aspirador doméstico, na cidade norte-americana de Racine. O secador de cabelo nasceu exatamente na mesma cidade onde foi inventado o liquidificador: Racine, no estado de Wisconsin, EUA. Foi ali que apareceram, em 1920, os primeiros modelos do secador de cabelo da história do Mundo: o "Roce", da Racine Universal Motor Co., e o "Cyclone", da Hamilton Beach. Ambos eram modelos manuais e muito práticos.


As simples idéias também fazem a diferença.

As pessoas prendem folhas de papel mais ou menos continuamente desde que os chineses inventaram o objeto no século 1 ou 2 antes de d.c. De acordo com o EarlyOffice Museum, porém, o primeiro clipe de arame dobrado só foi patenteado em 1867, por Samuel B. Fay. Sua forma consagrada como o ícone que conhecemos hoje surgiu somente por volta de 1892 e nunca foi patenteada.




E assim segue um trilhão de boas idéias...
Você conhece alguma?
Então, posta seu comentário agora!




2 comentários:

  1. Nossas ideias são parte daquilo que somos, etaum pondo elas em prática fazemos com que o mundo passe a nos conhecer, a importância da ideia para a descoberta das coisas não só pela curiosidade, é que elas realmente expressam aquilo que temos de melhor. O mundo gira através de perguntas, não de respostas. Acontece que nem sempre temos a brilhante ideia de discutir sobre alguma pergunta... E se...? Talvez...? Poderíamos...?
    É disso que se constitui nossa natureza, somos curiosos e a simples ideia de explorar uma ideia é intrigante.

    ResponderExcluir
  2. Boa idéia!!! Caninha 51...
    Bjs e boa semana... assim q tiver outra boa idéia, volto a comentar

    ResponderExcluir