quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Suco de Abacaxi com Hortelã

Pessoas....

Originalmente pessoa significava
 "máscara,figura,personagem"... tempos depois assumiu o significado de ser humano, ou seja, ser que tem direitos e obrigações.

Parece simpático unir os dois significados: máscaras + ser humano. Diariamente convivemos com pessoas, personagens, máscaras. E isso se pode afirmar sem medo de críticas. Quem nunca se mostrou de maneira contida diante de um fato que jogue a primeira pedra! Dificilmente se conhece alguém por inteiro. E é bom que isso não aconteça. Seria muito chato. Viver sem ser surpreendido vira rotina. E a rotina é maléfica em algumas situações. Destrói!

Há alguns anos conheci uma pessoa muito falante. Mas, suas habilidades não paravam por aí. Além, se sair muito bem na oratória, escrevía muito bem e era muito curiosa. Estava em todas, falava com todos, visitava quem podia. E eu admirava essas características. Quando nos encontrávamos eu passava a maior parte do tempo ouvindo. Acredito que passei a ser ouvinte-observador a partir daí.

O tempo passou e acabamos nos distanciando. Outro dia nos reencontramos em um famoso café. E com certeza paramos para conversar. Pedi um suco de abacaxi com hortelã pois estava muito calor. Como de costume começamos a conversar e falamos de coisas, pessoas, fatos que acontecem ou aconteceram  há muito tempo atrás. Por hábito comecei a observá-la. Em um primeiro momento não conseguia encontrar traços daquela pessoa que deixara de ver durante tantos anos. Sentada à minha frente alguém com cabelos crescidos, barba por fazer, vocabulário mudado, mas, que preservava o mesmo sorriso que tantas vezes apreciei. Durante algum tempo procurei por traços conhecidos naquela pessoa e confesso que comecei a sentir-me incomodada. Será que não era quem eu pensava ser? Mas, a pessoa parecía tão à vontade conversando comigo. Voltei-me para a realidade do momento e deixei que ela falasse.  Aos poucos fui me adaptando e curtindo o momento. Rimos, conversamos, falamos da vida alheia, seus projetos futuros, nossas famílias, fizemos coisas que pessoas fazem.
Foi muito bom. De repente era como se não tivessémos nos distanciados tanto tempo.
O tempo passou e logo nos despedimos.

 Só então me dei conta que o copo de suco de abacaxi com hortelã estava pela metade. 


Será que eu também estou tão diferente?

6 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. denada sora..
    mais ainda a sora naum respondeu no orkut ve se responde..
    besos

    ResponderExcluir
  3. a palavra é: "fetiche"!!! eu, o outro, o outro por mim, eu pelo outro, o outro por si próprio... o que você vê quando me vê?

    ResponderExcluir
  4. O comentário das máscaras foi interessante e também veio em boa hora. Hoje [28/08/10]teve simulado do ENEM no SENAI e uma professora me perguntou:"por qur vc não conversa mais comigo?".
    A resposta que dei me surpreendeu e me fez sentir mau depois que ouvi oq disse:"É que agora eu tenhu meus amigos para conversar". Não que meu interesse de conversar com ela se desse apenas no momento em que eu não tinha com quem conversar, só que agora tenho tantas pessoas com quem conversar que não consigo administrar isso direito.
    É claro que as máscaras estão presentes não só em todo nosso dia, como são alteradas a cada vez que conversamos com uma pessoa diferente: a máscara muda de acordo com a confiança que se tem naquela pessoa e do assunto que se costuma abordar nas conversas. Era o q tinha a relatar. Bjo ssora,
    Bom trabalho com o blog ^^,

    ResponderExcluir
  5. Gosto de ler o que vc escreve Barth! Vc é muito MARA..rsrs

    ResponderExcluir
  6. hsuahsuahs
    Brigadu maestra
    É esse blog que me inspira.^^,

    ResponderExcluir