quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Quando os céus não conspiram a nosso favor...

Você já ouviu essa expressão alguma vez?

“Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo”.

E quando se deseja algo e não se alcança? Será que o universo não quis conspirar a favor?

Na vida procuramos respostas para tudo. Na vida também procuramos desculpas para tudo. Mas, creio que o que mais procuramos são culpados para nossa frustração.

Dia desses estava eu conversando com “uma figura” muito interessante. De repente começamos a falar sobre casamento. Elogiei “a figura”, pois já está casada há um bom tempo. Disse que isso não é para qualquer um. E a resposta que obtive foi: É para qualquer um sim, basta que... e lá vieram algumas palavras. Elogiei porque hoje já não é tão comum que os casais persistam tanto tempo em uma só relação. O que funciona para uns pode não funcionar para outros. Minha avó sempre fala com orgulho do tempo em esteve casada. Mais de 60 anos de casamento até o falecimento de meu avô. E essa quantidade de anos de casamento pode não ser a mesma quando falamos do tempo em que foram felizes. Apesar de tudo acredito que todos desejam ser felizes. Será que o universo não conspira a favor de todos?

“Duda” trabalhava comigo e toda segunda-feira ao chegar a escola me dizia: - Chega sexta-feira. Um dia, curiosa a respeito desse comentário, perguntei a minha colega de trabalho o porquê dessa ladainha todas as segundas-feiras. A sua resposta foi a gargalhada mais intensa que até então eu tinha presenciado. O que veio depois foi pura ironia:- Porque eu adooooro trabalhar aqui todos os dias e tenho saudades da sexta-feira! E seguindo o comentário veio a segunda gargalhada. Na semana seguinte a frase mudou e escutei em alto e bom tom a seguinte colocação: - Chega Natal!!!! Mesmo, curiosa do jeito que sou fiquei morrendo de vontade de perguntar a razão pela qual trabalhava naquela escola... Mas, não me atrevi! Afinal, cada um tem seus motivos. Hoje, penso se universo também não conspirou para que ela trabalhasse em outro lugar.

Em 2009 me candidatei para um intercâmbio na Espanha. Meu sonho é conhecer a España. Desejei muito conseguir esse intercâmbio, pois era dirigido para professores e muito interessante financeiramente! Até hoje espero uma resposta (positiva ou não). Será que o universo não conspirou a meu favor?

Será o universo culpado por coisas que não conseguimos alcançar ou não desejamos o suficiente para que possam tornar-se realidade? Penso ser IMORAL culpar o universo.

De fato muitas outras coisas dão certo! Mas é necessário desejarmos o suficiente, arregaçarmos as mangas e partirmos para a conquista!

E como diz um amigo meu:

"Quando os céus não conspiram a nosso favor...damos um jeito!"

6 comentários:

  1. Eu comungo com a idéia de um velho camarada de que as questões da materialidade tem que ser resolvidas nas relações da materialidade. Remeter tais questões ao transcendente, ao mítico, ao cosmos, é tirar dos homens e mulheres a capacidade de decidir sobre seu próprio destino.

    ResponderExcluir
  2. O problema é quando o universo dá um jeito no jeito que nós demos.
    Se você tenta de todas as maneiras fazer uma viagem para se divertir e no ultimo minuto alguma coisa acontece e vc perde a viagem. Algum amigo que esta indo na mesma hora para lá é lembrado por vc e decide pegar uma carona. No caminho um imprevisto acontece e um acidente quase mata vc e sua familia, por pouco, muito pouco. Não podemos dizer que isso foi o universo dando um jeito no jeito que encontramos?
    É por isso que acredito que devo estar onde estou naquele momento, e querer mudar isso pode prejudicar. [o comentário aconteceu mesmo]
    Parabéns pelo blog ssora!!
    "Vai uma CERVA hoje??" hsuahsuahsuhaus
    me lembra de tira a Tais também.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Barth...Cerva? Não entendi...rsrsr

    ResponderExcluir
  4. Oi Mara,

    Indiquei um selinho pra ti lah no meu blog http://coisasdatah.blogspot.com/2010/08/lembrei-de-voce.html

    bjs e boa semana

    ResponderExcluir
  5. oi sora..
    é ta me devendo uma postagem no teu blog so de mim..
    lembra a sora me prometeu..
    naum esquece.. rsrsrrsrsrs..
    besos..

    ResponderExcluir
  6. É, Mara, sei que o tema é transcedental. Acredito, entretanto, que quando queremos damos um jeito até no que não tem jeito.

    ResponderExcluir