terça-feira, 20 de julho de 2010

E o sol brilhou outra vez...

Terça-feira, 20 de julho de 2010

E o sol brilhou outra vez! Costumo observar o quanto o clima influencia no humor das pessoas. E confesso que já estava sem alternativas para melhorar o meu. Chuva, frio, umidade fizeram parte de nossas vidas nesta semana. Ontem, do nada um desabafo: _ Não agüento mais essa umidade, esse cenário. Voltei o meu olhar para ver de onde saíra o comentário. Qual não foi a minha surpresa ao reconhecer o autor do mesmo, sendo ele um joinvillense por opção! Sim, por escolha! Quando o conheci este ‘ser humano’ me disse, com todo orgulho, que era Joinvillense. Com o passar do tempo fiquei sabendo que sua cidade natal é Araranguá.
Conhecida como Cidade das Avenidas, pelo seu traçado urbanístico de amplas ruas e avenidas estabelecido no século XIX, Araranguá possui população de quase 55 mil habitantes, sendo que 16% reside no meio rural, dedicando-se ao cultivo do arroz, mandioca, feijão, fumo e milho. A agricultura, o comércio, o turismo e as indústrias metalúrgicas, cerâmicas, moveleiras e de confecções, juntamente com os setores de serviços, formam a base de sua economia.
E hoje, minhas certezas a respeito do assunto foram ‘ água abaixo’. Outro município surgiu na conversa... MELEIROS!
Município que fica no Oeste do Vale do Araranguá - apenas pelo nome, imagina que ele é um grande produtor de mel. Colonizado por imigrantes italianos entre 1892 e 1911, Meleiro foi assim chamado pelos primeiros colonizadores porque tinha inúmeras colméias e o mel era farto em toda a região. Fundado em 20 de dezembro de 1961, o município conta hoje com aproximadamente 7.080 habitantes e a base econômica é a agricultura, embasada no cultivo de arroz, fumo, milho e feijão; e o extrativismo vegetal.
Como assim? Bom, o ‘ser humano’ nasceu em Meleiros, foi registrado em Araranguá, e escolheu Joinville como terra abençoada! Inspirador, né?! Um cidadão tipicamente Joinvillense, pois, sendo Joinville um pólo industrial recebe cidadãos de toda Santa Catarina.
Joinville fundada em 9 de março de 1851, com a chegada dos primeiros imigrantes da Alemanha, Suíça e Noruega, a bordo da barca Colón. A nova terra foi denominada Colônia Dona Francisca, em homenagem à princesa Francisca Carolina, filha de D. Pedro I e herdeira de uma área de 25 léguas quadradas. Em 1852 a colônia passou a ser chamada de Joinville. Além de abrigar indústrias líderes em seus segmentos de atuação, destaca-se também pelo forte setor de serviços e pelo turismo. Joinville é conhecida como Cidade das Flores, das Bicicletas, dos Príncipes e da Dança. Joinville é o município mais populoso e industrializado do Estado. Tem mais de 500 mil habitantes, segundo estimativas da Prefeitura. Ocupa o primeiro lugar do PIB per capita no Estado de Santa Catarina.
E neste MOMENTO, se pode entender o orgulho do cidadão que acolhido e cuidado pela cidade se sente um verdadeiro Joinvillense, que cresceu e se desenvolveu a partir das oportunidades que uma cidade como Joinville pode oferecer.

O dia segue com a honrosa presença do ASTRO REI em um lindo céu azul!

6 comentários:

  1. Essas cidades são maravilhosas, povo hospitaleiro e uma culinária italiana deliciosa. Para os interessados em conhecer essas "megas" cidades do interior rsrsrs.
    Não deixem de dar uma passadinha em Içara a capital do mel.

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Teófilo Otoni, Capital Mundial das Pedras Preciosas, ficamos muito felizes quando chove. O sol é uma constante, é muito comum enfrentarmos temperaturas superiores a 40 graus, 47, inclusive. Quando cheguei por essas terras em 2007, a região enfrentava uma seca terrível, nada verde, muitas queimadas, problemas respiratórios. Hoje o Vale do Mucuri, na região de Teófilo Otoni, está verdinho... as árvores floridas, os pássaros cantando, a vida seguindo... o astro sol estrela a vida no Vale... mas todos aplaudem, mesmo, quando ela chega, tranquila, molhando a rua, molhando a vida, molhando o amor... "o chuva, peço que caia devagar..."
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Mara!
    Senti falta do seu post hoje.
    Mas aproveitando se possivel de uma olhada no meu blog e deixe um recadinho tbm né!
    Não é tão humano, inteligente e realista como o seu mas gostaria da sua opinião.
    http://wedding-sinara.blogspot.com/
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá Mara;
    Muito legal essa sua iniciativa de montar um blog. Imagino que mantê-lo atualizado deve dar um trabalhão, mas como você é uma pessoa que adora desafios, não vai ser difícil de encarar, certo?!! Já salvei esse endereço nos meus favorito e saiba que visitarei seu blog com freqüência.
    Super beijo e até mais;
    Claudia Franceschette

    ResponderExcluir
  5. Sinto-me honrada Claudinha Fran! Tê-la como leitora e comentarista é muito legal! Saudades

    ResponderExcluir
  6. Todos as pessoas que nasceram e moram em joinville deveriam se orgulhar muito dessa nossa cidade...

    ResponderExcluir