segunda-feira, 26 de julho de 2010

Estávamos em férias, professora!

Segunda-feira

Ufa! Hoje o dia amanheceu bonito. Logo pela manhã, observo a chegada dos estudantes ávidos pelo saber. Querem saber uns dos outros, colocar as fofocas em dia, saber das novidades.

Entro em sala com um largo sorriso, estou feliz. Gosto da profissão que escolhi.

Quando revejo os estudantes pergunto sobre a razão do silêncio durante as férias. Sim, porque os enviei um email e não obtive resposta. Em seguida, escuto: - Ah, professora! Estávamos em férias!

Interessante! Curiosa, indago: - Quando entramos em férias o mundo para? Risada geral.

Iniciamos com o tema Interjeição. No decorrer da aula sugiro que a turma se divida em três grupos. Cada grupo recebe um personagem para desenvolver uma história em quadrinhos: José Serra, Dilma Rousseff e Marina Lima. Volto-me à turma e vejo caras e bocas. Um estudante quebra o gelo e declara:,
- Ave! Nem sabia que teremos eleições!

E outra vez a célebre frase: Estávamos em férias, professora!

A turma se dirige então ao laboratório de informática para pesquisar sobre os três personagens. A criação da história em quadrinhos depende de uma boa pesquisa, pois o objetivo é divertir e informar.

No início da pesquisa uma surpresa! Um incrível ser humano que me acha uma professora anormal informa: _ José Serra não é médico! Creio que a confusão se deve aos "genéricos"...foi ele quem trouxe!

Outro estudante diz: - Gostei do currículo! Acho que vou votar nele. Nesse momento, incentivo o estudante a ler sobre os outros candidatos, assistir aos debates para só então decidir. Em seguida, escuto estudantes reclamando do site da guerrilheira que presumo se referirem a Dilma Roussef, mais adiante discussão sobre as chances de Marina Silva. Em silêncio, reflito sobre a importância do momento. Quem disse que jovem não gosta de política? Quem disse que não se interessam pelo futuro do país? Quem disse que só entram em chats de bate-papo? Quem disse...? Acredito que o jovem necessita ser orientado, necessita aprender a informar-se, necessita oportunidade para manifestar-se sem ser ridicularizado. Precisa ser acreditado para sair da repetição, do senso comum e construir suas próprias idéias.

Mas, sair da zona de conforto dá trabalho. Exige leitura, observação, criticidade, posicionamento. Na era do conhecimento tudo é muito dinâmico e atualizar-se é essencial nos dias de hoje. Mesmo que estejamos em férias, certo?!

Certo! Mas, a pulguinha volta e traz com ela outra dúvida: O quem tem a ver a disciplina de Língua Espanhola com as eleições para Presidência da República do Brasil?











6 comentários:

  1. Gostei. Já me perguntaram o que química tem haver com a economia do país. Professores o que estamos ensinando, em breve vem a pergunta casa é com s ou com z.

    ResponderExcluir
  2. muito bom!!! hj eu participei do encontro da juventude do Vale do Jequitinhonha, no grupo de discussão sobre "Educação" tiramos três prioridades: educação de qualidade; formação de professores e reestruturação da escola; relação escola, família, comunidade... o evento foi muito bom e nosso grito de guerra: "juventude que pensa educação, juventude que pensa educação... educação de qualidade, tem que ter investimento! educação de qualidade, tem que ter investimento! formação de professores, tem que ter investimento! Formação de professores, tem que ter investimento! Reestruturação da escola, tem que ter investimento! Eu disse ôo, ôo... ôoo". Acessem o site "www.fecaje.org.br"

    Bjs,

    ResponderExcluir
  3. "[...] chegada dos estudantes ÁVIDOS pelo saber [...]" suhuashuahsuhsauhsuas, ou não né??

    ResponderExcluir
  4. Ei professora nao generaliza também, voce sabe que olhei seu blog, mesmo estando de férias!!!

    ResponderExcluir
  5. Penso que os jovens sabem muito mais sobre coisas que supostamente não estariam interessados do que realmente demonstram. A ridicularização tende a ser o principal fator para esconder o que pensam.
    É o que acho, pelo menos. Pode não ser isso, né?! HAHA
    Gostei do blog, maestra *-*

    ResponderExcluir
  6. Adoro quando jovens como vc opinam. Seja muito bem- vinda ao blog. bjus

    ResponderExcluir