Dias atrás se comemorou na escola onde leciono o Dia da AMIZADE. O evento teve todo um ritual de preparação: confecção de cartões, mensagens e elogios para que fossem entregues pelo Correio Elegante. A escola ficou diferente, toda organizada para o grande dia: o Dia da AMIZADE. Mas, algo me chamou a atenção: o empenho dos estudantes.
Finalmente o grande dia chegou! Esse dia foi marcado por apresentações dos “Talentos da Escola”. Alguns estudantes se apresentaram com suas bandas, outros dançaram e canções de amizade bem conhecidas por nós professores (jeje) foram resgatadas... Enfim, nosso momento pós-correio elegante foi bem rico, nossos estudantes puderam aplaudir a arte pela arte.
Mas, apesar de todo o êxito do dia, tem uma pulguinha que ainda hoje não me deixou em paz.
Afinal, qual a verdadeira razão de se escolher um dia para comemorarmos a AMIZADE?
Durante dias, me peguei pensando porque pessoas como “eu” (nesse caso, professoras da escola) criam dias para que se comemore a AMIZADE. Algumas almas piedosas tentaram ajudar-me a chegar a uma conclusão, mas, foi uma notícia de jornal que me trouxe à luz. O desaparecimento de uma moça e seu bebê, que dias mais tarde virou notícia na mídia internacional, me fez consciente da necessidade de algumas ações em nossas escolas. E agora, discorro sobre a necessidade dessas diferentes ações sociais necessárias em nossas escolas. Em minha vida, sempre defendi a idéia de que o profissional da Educação é responsável por ensinar, proporcionar momentos de aprendizagem. Mas, o que constato é que também necessitamos ensinar a ser amigo. E ensinar a ser amigo nada mais é que resgatar alguns valores que nossa sociedade esqueceu. Valores esses que colocam em primeiro lugar o respeito pelas diferenças, o amor ao próximo pelo o que ele é e não pelo que pode ser. A compreensão de que uns gostam do azul, outros do rosa e muitos outros do amarelo. A necessidade de proteger, mas, também falar a verdade sem temer as conseqüências. A importância de dizer não quando necessário e voltar atrás sempre que preciso. O respeito à vida, o ato de viver e deixar viver.
AMIZADE é respeito, amor, simpatia, apreço, bondade, dedicação, afeição que é amor, simpatia, inclinação, afeto que é amor, estima, admiração que é...
Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".
E é nessa aceitação que se baseia a AMIZADE.
Não quero parecer dona da verdade, passo longe disso, mas, acredito necessitarmos desse resgate para que nossos jovens sejam adultos que saibam lidar com os “nãos” e as faltas que nos são impostas, que sejam adultos que priorizem a vida como bem supremo e que saibam lidar com seus erros e suas frustações.
Por tudo isso sou agora mais consciente da importância dessas ações que não são apenas pedagógicas mas também sociais. E graças a essa Pulguinha que não me deixou em paz pude ampliar o meu campo de visão em relação a palavra AMIZADE.
Interessantes suas colocações.E falando em amizade, lembrei-me de um poema que recebi de uma amiga e uma parte dele dizia assim:
ResponderExcluir"O tempo mais aproveitado é aquele que você irradia amor, faz amigos, sorri...
Com amigos não se mata o tempo,
renova-se o tempo".
Concordo plenamente!
ResponderExcluirPrecisamos de projetos que integrem mais os estudantes, nem que seja por um dia vamos deixar o msn de lado
ResponderExcluirPoxa professora, até que ficou bom o texto, mais faltou uma coisa do dia da amizade, a foto de eu voando como super-homem, hahhaha
ResponderExcluirRealmente, precisamos de mais dias como esse!São nesses dias em que nós alunos nos tornamos iguais à vocês professores e tornamos a escola um lugar mais harmonioso e feliz para se estudar....
ResponderExcluirMara você é uma pessoa muito querida, mesmo não sendo minha professora ,tenho um carinho muito grande por você!
p.s: A foto está linda ;*
beeijos ;* ♥