quinta-feira, 15 de julho de 2010

A pulguinha da AMIZADE

Dias atrás se comemorou na escola onde leciono o Dia da AMIZADE. O evento teve todo um ritual de preparação: confecção de cartões, mensagens e elogios para que fossem entregues pelo Correio Elegante. A escola ficou diferente, toda organizada para o grande dia: o Dia da AMIZADE. Mas, algo me chamou a atenção: o empenho dos estudantes.  
  
De um lado, muitos seres humanos inspirados, cheios de idéias e sem dificuldade alguma para declarar seu respeito e admiração pelo colega independente do gênero. Do outro lado, seres humanos com dificuldades para expor sua admiração por alguém, para elogiar outro alguém, ou ainda para encontrar um amigo a quem escrever. Isso mesmo, caro leitor, em uma escola de Ensino Médio com mais de 700 envolvidos entre estudantes, professores, colaboradores, ainda encontramos estudantes que não conseguem encontrar alguém para mandar um abraço, fazer um elogio, escrever um recadinho.
Finalmente o grande dia chegou! Esse dia foi marcado por apresentações dos “Talentos da Escola”. Alguns estudantes se apresentaram com suas bandas, outros dançaram e canções de amizade bem conhecidas por nós professores (jeje) foram resgatadas... Enfim, nosso momento pós-correio elegante foi bem rico, nossos estudantes puderam aplaudir a arte pela arte.


Mas, apesar de todo o êxito do dia, tem uma pulguinha que ainda hoje não me deixou em paz.

Afinal, qual a verdadeira razão de se escolher um dia para comemorarmos a AMIZADE?

Durante dias, me peguei pensando porque pessoas como “eu” (nesse caso, professoras da escola) criam dias para que se comemore a AMIZADE. Algumas almas piedosas tentaram ajudar-me a chegar a uma conclusão, mas, foi uma notícia de jornal que me trouxe à luz. O desaparecimento de uma moça e seu bebê, que dias mais tarde virou notícia na mídia internacional, me fez consciente da necessidade de algumas ações em nossas escolas. E agora, discorro sobre a necessidade dessas diferentes ações sociais necessárias em nossas escolas. Em minha vida, sempre defendi a idéia de que o profissional da Educação é responsável por ensinar, proporcionar momentos de aprendizagem. Mas, o que constato é que também necessitamos  ensinar a ser amigo. E ensinar a ser amigo nada mais é que resgatar alguns valores que nossa sociedade esqueceu. Valores esses que colocam em primeiro lugar o respeito pelas diferenças, o amor ao próximo pelo o que ele é e não pelo que pode ser. A compreensão de que uns gostam do azul, outros do rosa e muitos outros do amarelo. A necessidade de proteger, mas, também falar a verdade sem temer as conseqüências. A importância de dizer não quando necessário e voltar atrás sempre que preciso. O respeito à vida, o ato de viver e deixar viver.

AMIZADE é respeito, amor, simpatia, apreço, bondade, dedicação, afeição que é amor, simpatia, inclinação, afeto que é amor, estima, admiração que é...


Carl Rogers diz que a amizade "é a aceitação de cada um como realmente ele é".

E é nessa aceitação que se baseia a AMIZADE.

Não quero parecer dona da verdade, passo longe disso, mas, acredito necessitarmos desse resgate para que nossos jovens sejam adultos que saibam lidar com os “nãos” e as faltas que nos são impostas, que sejam adultos que priorizem a vida como bem supremo e que saibam lidar com seus erros e suas frustações.

Por tudo isso sou agora mais consciente da importância dessas ações que não são apenas pedagógicas mas também sociais. E graças a essa Pulguinha que não me deixou em paz pude ampliar o meu campo de visão em relação a palavra AMIZADE.

5 comentários:

  1. Interessantes suas colocações.E falando em amizade, lembrei-me de um poema que recebi de uma amiga e uma parte dele dizia assim:
    "O tempo mais aproveitado é aquele que você irradia amor, faz amigos, sorri...
    Com amigos não se mata o tempo,
    renova-se o tempo".

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de projetos que integrem mais os estudantes, nem que seja por um dia vamos deixar o msn de lado

    ResponderExcluir
  3. Poxa professora, até que ficou bom o texto, mais faltou uma coisa do dia da amizade, a foto de eu voando como super-homem, hahhaha

    ResponderExcluir
  4. Realmente, precisamos de mais dias como esse!São nesses dias em que nós alunos nos tornamos iguais à vocês professores e tornamos a escola um lugar mais harmonioso e feliz para se estudar....
    Mara você é uma pessoa muito querida, mesmo não sendo minha professora ,tenho um carinho muito grande por você!
    p.s: A foto está linda ;*
    beeijos ;* ♥

    ResponderExcluir